Resenha Exodus – Julie Bertagna


Começo o post desta resenha pedindo desculpas, pois acho que esta resenha não ficou tão boa quanto eu esperava pois estou um pouco nervoso e ansioso com a proximidade do Enem e dos vestibulares e isso afetou a escrita desta resenha, mas prometo que isso não se repetirá.

Sinopse
A ganância e o desperdício estão matando o planeta aos poucos.
A Terra arde em febre.
As geleiras derretem.
A desordem climática é sentida em todos os cantos do globo.
A rotina da ilha é sempre a mesma: a reconstrução do povoado após os temporais.
A água inunda tudo, o trabalho é árduo. Todos se reúnem e fazem barricadas para impedir que as ondas avancem na próxima ressaca do mar, mas a destruição sempre castiga.
É ano-novo, e a população está em círculo ao redor da fogueira para comemorar. O sábio Tain adverte: “Quem sabe o novo século nos traga um milagre. Só isso poderia nos salvar do mar que não para de subir… Mas e se esse milagre que tanto esperamos não acontecer? Escutem. Precisamos começar a planejar o futuro. Temos que nos preocupar com o mundo que há além destas ilhas…”
Esse é apenas o início de um romance dramático, no qual três jovens buscarão uma saída para o mundo em perigo.


O ano é 2100, a Terra está quase completamente inundada, apenas algumas partes do planeta continuam emersas.

            A ilha de Wing é uma das únicas terras emersas ainda restantes no planeta inteiro, mas a esperança dos seus habitantes começa a diminuir pois a cada temporal que atinge a ilha o oceano sobe mais e mais.
            Tain, um velho sábio da ilha avisa: “Quem sabe o novo século nos traga um milagre. Só isso poderia nos salvar do mar que não para de subir… Mas e se milagre que tanto esperamos não acontecer? Precisamos planejar o futuro. Temos que nos preocupar com o mundo que há além destas ilhas…”*. E levada por esse conselho que Mara inicia sua busca pelas terras que Tain diz existirem, descobrindo então as Cidades Lestes, ou Mundo Novo. Em suas buscas conhece uma ciber-raposa, que será um dos pontos-chave para o futuro desenrolar da história.
            Mara então conversa com seus pais sobre sua descoberta e a esperança renasce nos corações dos moradores da ilha, principalmente quando a ilha é atingida pelo pior dos temporais, desalojando muitas famílias. E assim começa a jornada dos habitantes de Wing, em busca das terras do Mundo Novo, todos embarcam em barcos de pesca e partem a procura de Munno, uma das Cidades Lestes mais próxima.
            Mas o destino prepara muitas armadilhas para os refugiados, que, ao chegarem a Munno descobrem toda a verdade por trás das cidades do Mundo Novo; é impossível entrar em Munno pois ela foi cercada por um muro enorme para impedir a entrada dos refugiados.
            Com a ajuda de um pivete-do-mar, Mara consegue atravessar a muralha, e então a história começa a tomar caminhos impensáveis. Ela descobre a existência dos Treenesters, um povo refugiado nas árvores do mundo abaixo de Munno, que acredita ser ela sua salvação.
            Após o seqüestro de um dos Treenesters e de Wing, o pivete-do-mar que a ajudou a passar pela muralha, Mara decide entrar em Munno, para tentar salvá-los e também os outros que já foram levados para a cidade como escravos. É então que finalmente encontra a ciber-raposa, que na verdade é um rapaz, e em apenas uma página de todo o livro seus laços ficam tão fortes que os dois se apaixonam, no entanto o restante do livro não transcorre simples e somente ao redor dessa nova paixão.
            O raposo mostra-se então de grande ajuda para o que Mara precisa fazer e torna-se a peça chave para o desfecho da história, que também não decepciona.
Nota: 4.5 torrões de açúcar
Ficha técnica do livro:
Título original: Exodus
Autora: Julie Bertagna
Páginas: 344
Tradutor: Lula Ramires
Editora: Farol
Ano: 2011
Onde comprar: Book Depository | Cultura | Amazon

*Trecho adaptado.

Anúncios

Thales Moreira

Thalles Marques (O Poderoso Chefão) Nascido em uma cidadezinha minúscula do interior de Minas Gerais, as fronteiras daquele lugar não impediram que fosse diferente de grande parte das pessoas da cidade, e seu interesse por leitura de vários tipos (exceto clássicos portugueses e brasileiros, os quais abomina até a morte!) fez com que encontrasse outras pessoas muito interessantes de outras cidades, que tinham o mesmo vício infinito por livros. Foi de uma destas amizades feitas em chats sobre séries e livros que nasceu o Our Cup of Tea. Sua série de livros preferida é Harry Potter, e muitos que convivem com ele todos os dias já não suportam mais ouvir falar do "Menino que sobreviveu". Cursa Jornalismo, mas não vê a hora de poder pegar o diploma e iniciar mais uma faculdade, desta vez enveredando pela área jurídica. Também faz eventuais postagens no blog Los Moderninhos, na coluna Moda e Livros, onde fala de livros com temas relacionados a moda, e participa da Revista Brasil Literando, voltada para o público literário brasileiro, com a coluna de entrevistas e revisando a diagramação.

Um comentário

  1. Estou analisando este livro antes de compra-lo, pois é um lançamento e a autora não tem nada publicado aqui no Brasil.
    Gostei de sua resenha.
    Adorei seu blog, achei bem organizado e dinamico!!
    Parabéns
    ;p
    Beijos enormes
    Brih
    Meu Livro Rosa Pink
    PS: seguindo o blog!!

    Curtir

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s