Resenha V de Vingança – Alan Moore


Oi!
O Thalles tinha me convidado pra participar deste blog desde o início, mas, por eu também cuidar de outros blogs uma certa dose de preguiça também e várias coisas acontecendo, eu basicamente nunca posto nada aqui, mas vamos remediar isso!
Vou falar um pouco de V de Vingança, uma das minhas últimas leituras mais recentes.
 Sinopse: 
V de Vingança é, como Watchmen, obra posterior do mesmo autor, um marco na escrita de histórias em quadrinhos. Alan Moore liderou campo de histórias em quadrinhos inteligentes, politicamente astutas (com um pouco de paranoia), complexas e adultas desde o início dos anos 80. Ele começou V por volta de 1981 e constituía uma de suas primeiras tentativas (junto com o criminalmente negligenciado mas igualmente excelente Miracleman) de escrever uma série. É 1998 (que era futuro naquela época!) e um governo fascista assumiu o Reino Unido. A única mancha nesta paisagem em particular é um terrorista solitário que está matando sistematicamente todos os funcionários públicos associados a um gora destruído campo de concentração secreto. Codinome V saiu para vingança… e montes de terrores. V parece um pouco datado como todas as premonições anteriores. A série original era em preto e branco, o que adiciona refinamento, enquanto a coloração aqui na graphic novel por vezes ofusca o desenho fino de David Lloyd. Mas essas são preocupações menores. Com a trama feita de forma habilidosa, V é uma leitura essencial para todos aqueles que amam quadrinhos e da liberdade, como mídia, que eles proporcionam a um escritor tão habilidoso quanto Moore. – Mark Thwaite” 
Bem, é quadrinhos, mas, POR FAVOR, não se engane, não tem nada de infantil e faz de conta que não existem quadrinhos definitivamente não recomendados pra crianças, é bem sério, e… vou comentar um pouco do que eu achei dessa peça.
Minha primeira reação ao começar a ler foi o mesmo “Ai-meu-Deus-isso-aqui-tem-tudo-o-que-eu-gosto-de-ler!” que já tive ao ler outros livros – especialmente as questões sobre religião e política me agradaram bastante, porque o autor conseguiu construir a coisa toda de um jeito bem inteligente e porque eu amo discussões respeitosas e com bons argumentos sobre temas polêmicos mesmo.
Confesso que ao terminar eu me perguntei “Como é que é, isso aqui não revela quem é o V?”, mas, parte da graça do personagem é a gente não conehcer a identidade dele mesmo.
Conforme uma das linhas da introdução que o autor escreveu pra história, essa graphic novel que eu me recuso a chamar de “HQ” ou “quadrinhos” é “pra pessoas que não desligam a televisão na hora do noticiário”.

Algo bem legal é que durante a narrativa aparecem referências a outras produções… e no final do livro tem a explicação sobre de onde foram tiradas várias coisas!

E, é isso, e quero postar sempre!
Anúncios

Thales Moreira

Thalles Marques (O Poderoso Chefão) Nascido em uma cidadezinha minúscula do interior de Minas Gerais, as fronteiras daquele lugar não impediram que fosse diferente de grande parte das pessoas da cidade, e seu interesse por leitura de vários tipos (exceto clássicos portugueses e brasileiros, os quais abomina até a morte!) fez com que encontrasse outras pessoas muito interessantes de outras cidades, que tinham o mesmo vício infinito por livros. Foi de uma destas amizades feitas em chats sobre séries e livros que nasceu o Our Cup of Tea. Sua série de livros preferida é Harry Potter, e muitos que convivem com ele todos os dias já não suportam mais ouvir falar do "Menino que sobreviveu". Cursa Jornalismo, mas não vê a hora de poder pegar o diploma e iniciar mais uma faculdade, desta vez enveredando pela área jurídica. Também faz eventuais postagens no blog Los Moderninhos, na coluna Moda e Livros, onde fala de livros com temas relacionados a moda, e participa da Revista Brasil Literando, voltada para o público literário brasileiro, com a coluna de entrevistas e revisando a diagramação.

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s