Resenha Heresia – S.J. Parris


Inglaterra, 1583: o país enfrenta um período conturbado, marcado por conspirações para derrubar a rainha Elizabeth, que é protestante. Muitos de seus súditos estão insatisfeitos com o governo e anseiam pelo retorno do país à religião católica. 
     Em meio a esse clima de conflitos religiosos, o monge italiano Giordano Bruno chega a Londres, tentando escapar da Inquisição, que o acusou de heresia por sua crença num Universo heliocêntrico. O filósofo, cientista e estudioso de magia logo é recrutado pelo chefe do serviço de espionagem real e enviado a Oxford. 
     Oficialmente, ele vai participar de um debate sobre as teorias de Copérnico, mas, em sigilo, deve se infiltrar na rede clandestina dos católicos e descobrir o que puder sobre um complô para derrubar a rainha. No entanto, quando um dos membros mais antigos de Oxford é brutalmente assassinado, a missão secreta do filósofo é desviada de seu curso. 
     Enquanto ele tenta desvendar o crime, outro homem é morto e Giordano Bruno se vê envolvido numa sinistra perseguição. Alguém parece estar determinado a executar uma sofisticada vingança em nome da religião. Mas, afinal, de qual religião? 
     À procura de pistas, o monge percorre os labirintos da biblioteca de Oxford e visita tabernas infames e livrarias misteriosas fora dos muros da universidade, chegando a lugares que ele nunca soube que existiam e fazendo descobertas que poderiam ameaçar a estabilidade da Inglaterra. 
     Envolvido em uma rede de intrigas e traição, ele percebe que às vezes nem mesmo os mais sábios conseguem discernir a verdade da heresia. Alguns, no entanto, estão dispostos a matar para defender suas crenças. 
     Baseado em fatos reais da vida de Giordano Bruno, Heresia exigiu uma pesquisa minuciosa da autora, que investigou a fundo a trajetória do monge e o contexto político e religioso da época em que ele viveu. O resultado é um suspense histórico repleto de reviravoltas surpreendentes.
Tendo como pano de fundo uma Inglaterra totalmente contra o catolicismo, que se vê ameaçada quando, entre os próprios súditos da rainha, existem pessoas que são capazes de qualquer coisa para fazer com que o catolicismo volte a ser a religião oficial do país, S.J. Parris desenvolve uma trama que transporta o leitor para dentro dos muros de uma das universidades mais famosas do mundo.
     Giordano Bruno, famoso filósofo, é enviado a Oxford para descobrir possíveis papistas entre os funcionários do colégio, mas logo se vê envolvido em uma série de assassinatos sem explicação, mas que se ligam por dois detalhes, todos os que são assassinados, Giordano descobre que eram papistas, e cada morte remete ao martírio de algum santo católico.
         Outro ponto do livro que achei muito bom, foi o modo como a autora descreve os cenários, que te faz realmente imaginar toda a cena, mas não fica cansativo de ler pois não exagera na descrição. Ela conseguiu fazer na medida certa, nem com poucos detalhes mas também sem exageros.
         Bem, acho que isso é tudo o que eu tenho a falar de Heresia. Para os fãs de romances de mistério, acho que deveriam dar uma chance a este livro, pois tenho certeza de que não se arrependerão de fazer isso. Não quero me estender muito pois acho difícil falar de um livro deste tipo sem revelar muita coisa da trama e arriscar falar algo que não devo. Uma última coisa, o personagem por trás dos assassinatos definitivamente me surpreendeu! Eu não havia nem ao menos cogitado ser quem era.

Nota: 5 torrões de açúcar 
Ficha técnica do livro: 
Título original: Heresy 
Autora: S.J. Parris 
Páginas: 364 
Tradutor: Vera Ribeiro 
Editora: Arqueiro 
Ano: 2011
Anúncios

Thales Moreira

Thalles Marques (O Poderoso Chefão) Nascido em uma cidadezinha minúscula do interior de Minas Gerais, as fronteiras daquele lugar não impediram que fosse diferente de grande parte das pessoas da cidade, e seu interesse por leitura de vários tipos (exceto clássicos portugueses e brasileiros, os quais abomina até a morte!) fez com que encontrasse outras pessoas muito interessantes de outras cidades, que tinham o mesmo vício infinito por livros. Foi de uma destas amizades feitas em chats sobre séries e livros que nasceu o Our Cup of Tea. Sua série de livros preferida é Harry Potter, e muitos que convivem com ele todos os dias já não suportam mais ouvir falar do "Menino que sobreviveu". Cursa Jornalismo, mas não vê a hora de poder pegar o diploma e iniciar mais uma faculdade, desta vez enveredando pela área jurídica. Também faz eventuais postagens no blog Los Moderninhos, na coluna Moda e Livros, onde fala de livros com temas relacionados a moda, e participa da Revista Brasil Literando, voltada para o público literário brasileiro, com a coluna de entrevistas e revisando a diagramação.

2 comentários

  1. Que legal que você gostou, Tainara. Já estou seguindo seu blog, achei bem legal, tu conseguiu fazer algo meio difícil, que é fazer um design mais simples só que bem bonito, tá de parabéns! =D

    Curtir

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s