Resenha O Melhor de Mim – Nicholas Sparks


Olá pessoal!
Finalmente aqui está a resenha de O Melhor de Mim, do Nicholas Sparks, livro que li no final de janeiro, mas que só recentemente criei vergonha na cara e me obriguei a terminar de escrever a resenha dele. Espero que gostem e que se resolverem ler, gostem tanto quanto eu.

Na primavera de 1984, os estudantes Amanda Collier e Dawson Cole se apaixonaram perdidamente. Embora vivessem em mundos muito diferentes, o amor que sentiam um pelo outro parecia forte o bastante para desafiar todas as convenções de Oriental, a pequena cidade em que moravam.
Nascido em uma família de criminosos, o solitário Dawson acreditava que seu sentimento por Amanda lhe daria a força necessária para fugir do destino sombrio que parecia traçado para ele. Ela, uma garota bonita e de família tradicional, que sonhava entrar para uma universidade de renome, via no namorado um porto seguro para toda a sua paixão e seu espírito livre. Infelizmente, quando o verão do último ano de escola chegou ao fim, a realidade os separou de maneira cruel e implacável.
Vinte e cinco anos depois, eles estão de volta a Oriental para o velório de Tuck Hostetler, o homem que um dia abrigou Dawson, acobertou o namoro do casal e acabou se tornando o melhor amigo dos dois.
Seguindo as instruções de cartas deixadas por Tuck, o casal redescobrirá sentimentos sufocados há décadas. Após tanto tempo afastados, Amanda e Dawson irão perceber que não tiveram a vida que esperavam e que nunca conseguiram esquecer o primeiro amor. Um único fim de semana juntos e talvez seus destinos mudem para sempre.
Num romance envolvente, Nicholas Sparks mostra toda a sua habilidade de contador de histórias e reafirma que o amor é a força mais poderosa do Universo – e que, quando duas pessoas se amam, nem a distância nem o tempo podem separá-las.

      Eu simplesmente não sei descrever com palavras o que sinto toda vez que leio uma de Nicholas Sparks (não, não é depressão, caso algum engraçadinho queira arriscar). O modo como o autor escreve, como conduz a história, construindo as personagens pouco a pouco, e apresentando seus pontos de vista, modos de pensar, é algo incrível.
      Em O Melhor de Mim, mais uma vez Sparks nos presenteia com uma história emocionante, que faz com que vejamos como é possível você ser algo totalmente diferente do que as pessoas ao seu redor esperam.
      Apesar de os romances de Nicholas Sparks terem quase sempre uma mesma base, ele ainda consegue colocar valores diferentes na temática de cada um deles, o que torna possível distingui-los um do outro. No caso de O Melhor de Mim, Sparks mostra que não precisamos aquilo que as pessoas querem, e sim o que nós queremos ser, que uma pessoa não precisa necessariamente ser como toda a sua família é uma coisa. Esta é a situação de Dawson Cole, nascido em uma família de ladrões, ele sempre se viu diferente de todos seus parentes, e fez de tudo para não ser como eles.
      Quando jovem, Dawson se apaixonou por Amanda, e os dois viveram uma relação feliz até que veem-se obrigados a se separar, e cada um segue sua vida; Dawson acaba preso por um crime não intencional, mas após terminar o tempo de reclusão decide não voltar mais a sua cidade natal, e começa a trabalhar numa petrolífera, e Amanda vai para a faculdade, se gradua, casa e forma uma família, porém o casamento depois de algum tempo já não vai muito bem.
      Após muitos anos ambos recebem uma ligação, e são convocados a sua antiga cidade. Depois do reencontro, e durante um final de semana que os dois passam juntos, tudo parece ter voltado como era no verão em Dawson e Amanda namoraram, porém a realidade é outra; Amanda é casada e tem filhos agora, e não pode simplesmente deixar o marido e ir viver com Dawson, como sempre, reality sucks!
      Com um final surpreendente (apesar de ser um pouco previsível, como em alguns livros de Nicholas Sparks), O Melhor de Mim me fez repensar alguns valores e ideologias, arrisco até mesmo a dizer que mudou de certa forma o meu modo de ver algumas coisas. Por fim, é um livro que vale muito a pena ler, mas somente se você estiver se sentindo bem romântico.
Nota: 4 torrões de açúcar
Ficha técnica do livro:
Título original: The Best of Me
Autor(a): Nicholas Sparks
Páginas: 272
Tradutor: Fabiano Morais
Editora: Arqueiro

Ano: 2012

Anúncios

Thales Moreira

Thalles Marques (O Poderoso Chefão) Nascido em uma cidadezinha minúscula do interior de Minas Gerais, as fronteiras daquele lugar não impediram que fosse diferente de grande parte das pessoas da cidade, e seu interesse por leitura de vários tipos (exceto clássicos portugueses e brasileiros, os quais abomina até a morte!) fez com que encontrasse outras pessoas muito interessantes de outras cidades, que tinham o mesmo vício infinito por livros. Foi de uma destas amizades feitas em chats sobre séries e livros que nasceu o Our Cup of Tea. Sua série de livros preferida é Harry Potter, e muitos que convivem com ele todos os dias já não suportam mais ouvir falar do "Menino que sobreviveu". Cursa Jornalismo, mas não vê a hora de poder pegar o diploma e iniciar mais uma faculdade, desta vez enveredando pela área jurídica. Também faz eventuais postagens no blog Los Moderninhos, na coluna Moda e Livros, onde fala de livros com temas relacionados a moda, e participa da Revista Brasil Literando, voltada para o público literário brasileiro, com a coluna de entrevistas e revisando a diagramação.

2 comentários

  1. “mas somente se você estiver se sentindo bem romântico.”
    Oh, lord, pode ser isso! huahua Há alguns dias li À Primeira Vista dele e, não sei se realmente não é muito bom ou se eu não estava muito romântica, mas não me convenceu. Como lá no clube do livro já estavam dizendo que esse é o melhor, talvez eu dê uma chance pra tirar a má impressão, haha.

    Até!
    Sobre Café e Livros

    Curtir

  2. Bruna, eu pelo menos sou assim, se eu não estiver muito romântico quando leio os livros dele é bem provável que não vá gostar muito. Dependendo do livro eu tenho que estar num nível de romantismo beirando a depressão haha 😛

    Curtir

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s