Da Impressão Régia ao Bookess: A Evolução das Editoras Brasileiras – Parte Final


Nosso caminho por uma parte da história das editoras no Brasil chega ao fim neste post, espero que tenha agradado aos leitores do blog.

A nova era do mercado editorial: o digital entra em ação

Nos últimos anos a tecnologia invadiu totalmente o dia a dia das pessoas, facilitando a vida e apresentando novas formas de fazer algumas coisas. Como não poderia ser diferente, os livros também foram enlaçados por esta era digital. A revolução provocada no mercado editorial pelos e-books, os famoso “livros digitais”.

Com a proposta de melhorar o acesso a diversas obras, pela disponibilização das mesmas a preços mais acessíveis, devido ao menor custo de produção e proporcionar uma nova experiência na hora de ler, os e-books estão dominando o mercado, o que não quer dizer que este seja o fim do livro de papel. Muito pelo contrário, o mercado é amplo o bastante para que ambos tenham uma vida longa e próspera.

Outra grande mudança com a chegada das publicações digitais são as empresas voltadas para publicação independente, que oferecem serviços de diagramação, promoção e venda online, como o Bookess, Lulu e CreateSpace, da gigante multinacional Amazon, sites onde é possível em apenas alguns cliques produzir um livro completo, com direito a capa e ainda compra e registro de ISBN.

Mesmo com os baixos preços dos próprios livros digitais, os dispositivos de qualidade fabricados exclusivamente para leitura de e-books ainda são poucos e caros, fazendo com que este seja um empecilho a ser enfrentado para que mais leitores possam ter acesso a esta tecnologia. Incentivo é o que não falta para que sejam feitos grandes avanços, e agora o que nos resta é sentarmos em uma confortável poltrona, com uma xícara de café em mãos, um livro (digital ou em papel) no colo e esperar para ver qual o próximo passo deste mundo que a cada dia surpreende mais.

Anúncios

Thales Moreira

Thalles Marques (O Poderoso Chefão) Nascido em uma cidadezinha minúscula do interior de Minas Gerais, as fronteiras daquele lugar não impediram que fosse diferente de grande parte das pessoas da cidade, e seu interesse por leitura de vários tipos (exceto clássicos portugueses e brasileiros, os quais abomina até a morte!) fez com que encontrasse outras pessoas muito interessantes de outras cidades, que tinham o mesmo vício infinito por livros. Foi de uma destas amizades feitas em chats sobre séries e livros que nasceu o Our Cup of Tea. Sua série de livros preferida é Harry Potter, e muitos que convivem com ele todos os dias já não suportam mais ouvir falar do "Menino que sobreviveu". Cursa Jornalismo, mas não vê a hora de poder pegar o diploma e iniciar mais uma faculdade, desta vez enveredando pela área jurídica. Também faz eventuais postagens no blog Los Moderninhos, na coluna Moda e Livros, onde fala de livros com temas relacionados a moda, e participa da Revista Brasil Literando, voltada para o público literário brasileiro, com a coluna de entrevistas e revisando a diagramação.

Um comentário

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s