Resenha Adultério – Paulo Coelho


Primeiramente acho que preciso deixar alguns pontos claros. Sim, eu julguei este livro pela capa, e ela foi um dos motivos que me fez aceitar resenhá-lo aqui no blog, mas não fiquei somente nisto, pois o título e a sinopse me deixaram ainda mais interessado na história. 
Então, comecemos com nossa análise. Um dos aspectos que mais me chamou a atenção em relação a narrativa deste livro foi o fato de em nenhum momento a personagem principal ter suas falas colocadas de forma tradicional, com uso de aspas ou travessão, mas sim de forma a parece que ela apenas utiliza os pensamentos, nunca fazendo as falas de modo concreto.
Como disse inicialmente um dos motivos para eu ter decidido ler “Adultério” foi a capa, que achei bem atraente, especialmente pela união dos elementos visuais e textuais (leia-se a foto e o título), que casaram muito, levando em consideração a ligação das cerejas com temáticas eróticas e a sugestão de uma infidelidade, assunto ainda hoje muito polêmico, especialmente se considerarmos que um dos envolvidos na “traição” da história é um político, e estes na vida real sempre estão envolvidos por escândalos.
Mas, para fechar esta parte e parar de falar de coisas gráficas, a diagramação do livro ficou muito boa, com fontes de tamanho adequado a leitura.
Agora, no que concerne à trama e fluidez da história, não me decepcionei com “Adultério”, já que este é um tipo de livro que se você se interessar pelo enredo, com certeza não conseguirá colocá-lo de lado, e sempre que tiver um tempinho livro estará procurando o livro pra continuar lendo.
O que te faz continuar sempre na leitura é saber como a história vai se desenrolar, porque o final é claro deste o início, mas eu não falarei aqui pra não me acusarem de dar “spoilers” em resenha.
Agora, alguns trechos que me chamaram atenção e acho legal compartilhar com vocês são estes abaixo. Porque, obviamente, é impossível ler um livro de Paulo Coelho e não marcar nenhuma frase!
“Você não escolhe sua vida: é ela que o escolhe. E se o que lhe foi reservado são alegrias ou tristezas, isso está além da sua compreensão. Aceite e siga em frente”. (p. 78)
“[…] nada disso faz sentido. O universo já existia há bilhões de anos, continuará existindo depois que você morrer”. (p. 219)
“”E então a realidade vai se instalando aos poucos, mas não aceitamos. Queremos que nosso parceiro permaneça exatamente aquela pessoa que encontramos no altar e com quem trocamos alianças. Como se pudéssemos parar o tempo.
Não podemos. Não devemos. A sabedoria e a experiência não transformam o homem. O tempo não transforma o homem. A única coisa que nos transforma é o amor. Enquanto estava no ar, entendi que meu amor pela vida, pelo universo, era mais poderoso do que tudo”. (p. 234 – 235)

Nota: 4 torrões de açúcar

Ficha técnica do livro:
Título original:
Adultério
Autor(a): Paulo Coelho
Páginas: 240
Editora: Sextante
Ano: 2014

Anúncios

Thales Moreira

Thalles Marques (O Poderoso Chefão) Nascido em uma cidadezinha minúscula do interior de Minas Gerais, as fronteiras daquele lugar não impediram que fosse diferente de grande parte das pessoas da cidade, e seu interesse por leitura de vários tipos (exceto clássicos portugueses e brasileiros, os quais abomina até a morte!) fez com que encontrasse outras pessoas muito interessantes de outras cidades, que tinham o mesmo vício infinito por livros. Foi de uma destas amizades feitas em chats sobre séries e livros que nasceu o Our Cup of Tea. Sua série de livros preferida é Harry Potter, e muitos que convivem com ele todos os dias já não suportam mais ouvir falar do "Menino que sobreviveu". Cursa Jornalismo, mas não vê a hora de poder pegar o diploma e iniciar mais uma faculdade, desta vez enveredando pela área jurídica. Também faz eventuais postagens no blog Los Moderninhos, na coluna Moda e Livros, onde fala de livros com temas relacionados a moda, e participa da Revista Brasil Literando, voltada para o público literário brasileiro, com a coluna de entrevistas e revisando a diagramação.

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s