Resenha Tocada – Juliana Giacobelli


tocadaOlá!

Confesso que preciso fazer um esforço maior pra ler mais literatura nacional – muito da minha lista de leitura é de fora do país, e tenho percebido que deveria ler mais material daqui pra variar. E finalmente ter comprado dois livros escritos pela Juliana calhou muito bem junto com essa decisão de ler mais produções brasileiras.

Descobri o trabalho da Ju pela internet, lá em 2010 ou 2011, mais ou menos na mesma época em que fiz amizade pelas redes sociais com várias outras pessoas – e algumas delas também se tornaram escritoras profissionais.

A leitura de “Tocada” foi extremamente divertida. O estilo de redação da Juliana é leve e ao mesmo tempo bem estruturado, e me cativou bastante. Muita coisa me deixou com reações do tipo: “é exatamente assim que eu gostaria de escrever!”.

Outras pessoas com quem conversei sobre esse livro disseram que acharam a personagem principal absurdamente irritante, mas não fiquei tãããããããão incomodada assim – eu algumas vezes acabo discordando do que a maioria acha sobre determinadas personagens, e aqui foi bem o caso. Tem algumas ações da Alexandra e coisas que ela diz que são bem chatinhas sim, mas aí a gente tem outras personagens em volta que diminuem um pouco a irritação com a protagonista.

Sobre os personagens anjos, não acho que dava pra ela ter feito um trabalho melhor do que tá; é um mais interessante que o outro, e é difícil não gostar das cenas em que eles aparecem. O enredo é bacana, mas é tudo muito mais sobre as personagens do que sobre os acontecimentos – o que definitivamente não é um problema.

E vou ali ler a sequência.

Deixe seu comentário!

