Resenha O sol também é uma estrela – Nicola Yoon


Sabe aquele livro que você fica mega ansioso para ler e, até que você o tenha em mãos para começar a leitura, não consegue sossegar? “O sol também é uma estrela” é um desses livros para mim. Me interessei pela história logo que vi o livro como um dos concorrentes ao Goodreads Choice Awards e da curiosidade que capa e título criaram, passando pela sinopse (e consequente aumento da vontade de ler), até o momento que virei a última página, foi tudo muito cheio de emoções complicadas de descrever.

Para situar um pouco, esta é a sinopse do livro (aquela mesma que gerou tanta curiosidade em mim).

O sol tambem é uma estrela lombadaNatasha: Sou uma garota que acredita na ciência e nos fatos. Não acredito na sorte. Nem no destino. Muito menos em sonhos que nunca se tornarão realidade. Não sou o tipo de garota que se apaixona perdidamente por um garoto bonito que encontra numa rua movimentada de Nova York. Não quando minha família está a 12 horas de ser deportada para a Jamaica. Apaixonar-me por ele não pode ser a minha história.

Daniel: Sou um bom filho e um bom aluno. Sempre estive à altura das grandes expectativas dos meus pais. Nunca me permiti ser o poeta. Nem o sonhador. Mas, quando a vi, esqueci de tudo isso. Há alguma coisa em Natasha que me faz pensar que o destino tem algo extraordinário reservado para nós dois.

O Universo: Cada momento de nossas vidas nos trouxe a este instante único. Há um milhão de futuros diante de nós. Qual deles se tornará realidade?

Como dá para perceber, são dois personagens muito diferentes um do outro e foi exatamente a vontade de saber como funcionaria a química entre eles que me fez ficar ansioso para ter esse livro em mãos. E, para minha surpresa, é tudo perfeito! Nicola Yoon conseguiu construir um romance que não fica cansativo em momento algum. Os capítulos curtos me conquistaram de primeira, é claro. (Tenho alguma fixação com capítulos curtos, mas sempre acho que consigo ler mais rápido quando são assim). Uma pena que não possa dar spoiler, porque a parte que me deixou com o queixo no chão foi o final, E QUE FINAL!

E precisamos falar sobre essa capa! Sim, eu sei que não devemos julgar um livro pela capa e toda aquela baboseira, mas fala sério, é impossível não ter vontade de comprar simplesmente porque ele tem uma capa maravilhosa. O trabalho é da artista australiana Dominique Falla, que faz as chamadas “tipografias táteis”, ou seja, utiliza objetos e coisas que podemos tocar para poder criar tipos (ou letras, para facilitar a vida). A editora americana do livro postou um vídeo que mostra um behind the scenes da criação da capa, acompanhado de um breve comentário da artista sobre seu processo criativo. E, se você for curioso como eu, tem mais trabalhos no site dela, só clicar aqui.

Para terminar, não posso deixar de parabenizar quem realizou a diagramação do livro, que faz uma dupla imbatível com a capa. Isso faz muita diferença na hora da leitura!

Thales Moreira

Thalles Marques (O Poderoso Chefão) Nascido em uma cidadezinha minúscula do interior de Minas Gerais, as fronteiras daquele lugar não impediram que fosse diferente de grande parte das pessoas da cidade, e seu interesse por leitura de vários tipos (exceto clássicos portugueses e brasileiros, os quais abomina até a morte!) fez com que encontrasse outras pessoas muito interessantes de outras cidades, que tinham o mesmo vício infinito por livros. Foi de uma destas amizades feitas em chats sobre séries e livros que nasceu o Our Cup of Tea. Sua série de livros preferida é Harry Potter, e muitos que convivem com ele todos os dias já não suportam mais ouvir falar do "Menino que sobreviveu". Cursa Jornalismo, mas não vê a hora de poder pegar o diploma e iniciar mais uma faculdade, desta vez enveredando pela área jurídica. Também faz eventuais postagens no blog Los Moderninhos, na coluna Moda e Livros, onde fala de livros com temas relacionados a moda, e participa da Revista Brasil Literando, voltada para o público literário brasileiro, com a coluna de entrevistas e revisando a diagramação.

Um comentário

Deixe seu comentário!

